Transformando imagens em palavras!
Você já deve ter reparado, ao escolher um vídeo em uma plataforma de streaming como a Netflix, que em alguns produtos, entre as faixas de áudio oferecidas, existe uma chamada "Português com Audiodescrição". Mas será que você já teve a curiosidade de assistir ouvindo essa faixa?A audiodescrição (vamos chamar de AD a partir daqui) é uma técnica de tradução que transforma imagens em palavras, para a acessibilidade de pessoas cegas, com baixa visão e outros públicos.
Vamos explicar a frase acima em partes:
Técnica de tradução: a AD pode ser considerada tradução, mesmo sem lidar como ponte entre dois idiomas (inglês para português, por exemplo). Trata-se de uma tradução de uma linguagem (o texto de partida pode ser uma foto ou uma peça de teatro) para outra linguagem (o texto de chegada é um roteiro lido para uma pessoa com deficiência visual).
Transforma imagens em palavras: Que tipo de imagens podem ser traduzidas? Todas! Imagens estáticas (aquelas paradas, como uma foto, escultura, gráfico, quadrinhos, etc), imagens dinâmicas (aquelas que têm movimento, como um curta-metragem, circo, balé, etc), e inclusive imagens ao vivo (como uma palestra com ou sem slides, uma cirurgia, um batizado, etc).
Para acessibilidade: A AD vai preencher aquelas lacunas deixadas por produtos e serviços que dependem da nossa visão para compreensão da mensagem. Para você é muito óbvio que uma palestra precisa ter intérprete de Libras para as pessoas surdas, certo? As pessoas surdas não estão escutando a palestra, então podem saber o que está sendo dito de uma forma visual, através das mãos de intérpretes de Libras. Da mesma forma, não deveria ser óbvia a necessidade de AD na palestra? Como a pessoa cega vai entender o que está sendo mostrado, se elas não enxergam?
Outros públicos: Inicialmente a AD foi pensada para pessoas com deficiência visual, mas com o tempo e com pesquisas foi verificada e comprovada sua contribuição para pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas, pessoas surdas, pessoas surdocegas e outros públicos. Por exemplo: muitas pessoas autistas têm dificuldade para interpretar expressões faciais. Se estiverem assistindo um filme com AD, elas saberão que a mocinha fez cara de ironia ou que o menino fez cara de nojo.
Quer saber mais? Algumas experiências nossas:
DVD Musical: Orquestra Marafreboi - https://youtu.be/Lhiz0ZaizRM
Videodança: Ruína do Futuro - https://youtu.be/oNAOPVip5rM
Fotografias: Festival Plural - https://youtu.be/waEUgcrC5C4?t=3181
Algumas experiências de outras profissionais:
Videoclipe da música "A casa é sua" - https://www.youtube.com/watch?v=qCngBU7VBeI
Arquitetura: Estádio Lusail, no Qatar - https://www.youtube.com/watch?v=zOIdOBc6R-o
Videopoema "VouSer" - https://www.youtube.com/watch?v=a7y-kA65EKA